CONHECENDO O FENOL


   O QUE É O FENOL?





    Os fenóis (C6H6O) podem ser chamados de hidroxibenzeno ou ácido fênico. São compostos químicos orgânicos que possuem um grupamento –OH (hidroxila) ligados ao anel benzênico. Fenol é o nome ao fenol simples, os outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno









QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DESSE COMPOSTO ?





  Possuem fórmula geral anel benzênico ligado a um grupo OH (hidroxila). O ponto de fusão e ponto de ebulição dos fenóis são respectivamente 41ºc e 182°c. Fazem ligações intermoleculares nomeadas ponte de hidrogênio. É solúvel em soluções alcalinas, pouco solúveis em água. Possuem odor marcante; quando sólidos são cristalinos e quando puros são incolores, podendo apresentar a cor rósea por oxidarem facilmente. Em estado líquido é altamente inflamável. 


AS FUNÇÕES E UTILIZAÇÃO DO FENOL


   São encontrados no alcatrão da hulha e da madeira. São utilizados como desinfetante, corantes, explosivos, resinas, vernizes, tintas, germicidas, conservação da madeira, na fabricação de reveladores fotográficos e antioxidantes. Atualmente os cresóis são os mais utilizados como desinfetantes ex: orto-cresol, meta-cresol e para-cresol. Um exemplo do fenol como desinfetante, foi quando ele passou a ser usado como antisséptico , a partir de 1865, e passou a ser aplicado como desinfetante de instrumentos cirúrgicos e na assepsia geral dos hospitais, o que representou uma grande queda no número de mortes por infecções hospitalares.

A hidroquinona e o resorcinol são fenóis muito indicados por dermatologistas para o tratamento de manchas na pele. Inclusive um deles é usado no peeling, procedimento feito em consultório médico que provoca a descamação da pele e a formação de um novo tecido sem manchas.



Muitos odores característicos, como o do orégano, da baunilha e do cravo-da-índia, são originados por fenóis, como mostrado abaixo:





Muitos fenóis extraídos da destilação de pétalas e folhas das plantas são usados pela indústria alimentícia. Por exemplo, a vanilina é a essência de baunilha usada em doces, sorvetes, bolos, entre outros. O timol é a essência de tomilho, também usada na produção de alimentos.